terça-feira, 21 de junho de 2011

INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Estudos, projetos, experiências, descobertas, vivências...

Como parte do trabalho realizado pelo núcleo de língua inglesa do Ensino Fundamental 2, que segue uma abordagem comunicativa e tem como seu principal objetivo proporcionar aos alunos o contato com o idioma de forma significativa e contextualizada, estamos desenvolvendo neste 1º semestre de 2011 projetos que abordam diferentes temas e habilidades. Para tornar o estudo ainda mais relevante e motivador aos alunos, tivemos neste período a valiosa contribuição de alguns convidados, que vieram em nossa escola e proporcionaram momentos de descontração, aprendizagem e descobertas valiosas.

Para o projeto ‘Pen Pals’ do 7º ano, tivemos a visita da belga Lien De Cat, no dia 29/04, que trouxe aos alunos do 7º C um pouquinho da Bélgica, assim como suas experiências como estudante naquele país. Hoje residindo em Campinas, Lien também pôde contar aos alunos suas descobertas em relação a esta nova cultura e mostrar a eles que aprender uma língua estrangeira abre caminhos para ricas experiências. O momento foi especial e pudemos ver nossos alunos participando com perguntas, interessados em aprender e, principalmente, utilizando a língua inglesa com segurança para comunicarem-se.
Também nos 7os anos, tivemos a singela visita de nossa aluna Clara Humberg (7º D), cuja experiência de vida nos Estados Unidos trouxe aos nossos alunos fatos e curiosidades muito interessantes. Suas visitas foram nos dias 12/05 para o 7º B e 18/05 para o 7º A. Houve uma rica troca de informações culturais e pessoais e nossos alunos sentiram-se muito à vontade para conversar com uma colega de curso em inglês! Um momento a ser relembrado com muito carinho.
Para o projeto dos 9os anos – ‘A passage to India’ – recebemos a visita do Sr. Ravinder Babra, residente em Campinas, mas que devido à sua descendência indiana, pôde contar aos alunos suas experiências na juventude vivida na Índia, seus estudos na Inglaterra e sua chegada ao Brasil. Aspectos como a colonização britânica e sua influência na sociedade da Índia, o uso do inglês nesse país, hábitos, costumes e diferenças culturais entre Brasil e Índia foram abordados nessa apresentação. Uma oportunidade única para nossos alunos!
Muito obrigada aos nossos convidados pela preciosa contribuição que deram ao nosso trabalho!

E não percam nossa Mostra, com os melhores momentos dos projetos desenvolvidos pelos 6os, 7os, 8os e 9os anos, que acontecerá em agosto!!

Sueli Monteiro
Coordenadora de Línguas Estrangeiras – Ensinos Fundamental e Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário