terça-feira, 21 de junho de 2011

INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Estudos, projetos, experiências, descobertas, vivências...

Como parte do trabalho realizado pelo núcleo de língua inglesa do Ensino Fundamental 2, que segue uma abordagem comunicativa e tem como seu principal objetivo proporcionar aos alunos o contato com o idioma de forma significativa e contextualizada, estamos desenvolvendo neste 1º semestre de 2011 projetos que abordam diferentes temas e habilidades. Para tornar o estudo ainda mais relevante e motivador aos alunos, tivemos neste período a valiosa contribuição de alguns convidados, que vieram em nossa escola e proporcionaram momentos de descontração, aprendizagem e descobertas valiosas.

Para o projeto ‘Pen Pals’ do 7º ano, tivemos a visita da belga Lien De Cat, no dia 29/04, que trouxe aos alunos do 7º C um pouquinho da Bélgica, assim como suas experiências como estudante naquele país. Hoje residindo em Campinas, Lien também pôde contar aos alunos suas descobertas em relação a esta nova cultura e mostrar a eles que aprender uma língua estrangeira abre caminhos para ricas experiências. O momento foi especial e pudemos ver nossos alunos participando com perguntas, interessados em aprender e, principalmente, utilizando a língua inglesa com segurança para comunicarem-se.
Também nos 7os anos, tivemos a singela visita de nossa aluna Clara Humberg (7º D), cuja experiência de vida nos Estados Unidos trouxe aos nossos alunos fatos e curiosidades muito interessantes. Suas visitas foram nos dias 12/05 para o 7º B e 18/05 para o 7º A. Houve uma rica troca de informações culturais e pessoais e nossos alunos sentiram-se muito à vontade para conversar com uma colega de curso em inglês! Um momento a ser relembrado com muito carinho.
Para o projeto dos 9os anos – ‘A passage to India’ – recebemos a visita do Sr. Ravinder Babra, residente em Campinas, mas que devido à sua descendência indiana, pôde contar aos alunos suas experiências na juventude vivida na Índia, seus estudos na Inglaterra e sua chegada ao Brasil. Aspectos como a colonização britânica e sua influência na sociedade da Índia, o uso do inglês nesse país, hábitos, costumes e diferenças culturais entre Brasil e Índia foram abordados nessa apresentação. Uma oportunidade única para nossos alunos!
Muito obrigada aos nossos convidados pela preciosa contribuição que deram ao nosso trabalho!

E não percam nossa Mostra, com os melhores momentos dos projetos desenvolvidos pelos 6os, 7os, 8os e 9os anos, que acontecerá em agosto!!

Sueli Monteiro
Coordenadora de Línguas Estrangeiras – Ensinos Fundamental e Médio

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fotos dos envelopes vindos de Arcata, Califórnia, Estados Unidos para nossos alunos dos 7os. A e B

Now, check out some photos from the envelopes that arrived from Arcata, California, USA to our students from 7th A and B groups. Besides that, our student Clara (7thD), who has recently arrived from the USA, visited our 7thA and 7thB groups, presenting Power Point Slides and being interviewed by our students about similarities and differences between life there and here.

Agora confiram as fotos dos envelopes vindos de Arcata, Califórnia, Estados Unidos para nossos alunos dos 7os. A e B. Além disso, nossa aluna Clara do 7o. D, recém-chegada dos Estados Unidos, visitou as classes do 7o. A e B, apresentando slides em Power Point e sendo entrevistada pelos alunos a respeito das semelhanças e diferenças entre a vida lá e aqui.

Pacote da Bélgica

Hi, everybody!
Our students from 7thC group received a parcel full of letters, photos and gifts from their Belgium pen pals. It was amazing! We want to say thank you for all the Belgium students who are part of this project.
Check our photos!

Olá, pessoal!
Nossos alunos do 7o. C receberam um pacote cheio de cartas, fotos e presentes de seus amigos de correspondência da Bélgica. Foi impressionante!! Nós queremos agradecer a todos os alunos belgas que fazem parte desse projeto.
Confiram as fotos!